Teste de Habilidade
Quando um jogador quiser realizar uma ação que requer uma habilidade específica, ele faz um teste de habilidade. Isto é, um dado coringa (d20) + seu modificador para aquela ação específica.
Além disso, alguns personagens contém um talento ou proficiência elevada em certas habilidades. Para testes de habilidade onde o jogador contém proficiência, adiciona-se + o bônus de proficiência em todas as rolagens.
Testes de Habilidade são ações que custam uma Ação Menor, porém, só pode ser realizado 1 Teste de Habilidade por turno.
A seguir contém uma descrição de cada teste de habilidade para cada tipo de situação, caso aja ambiguidade, cabe ao mestre decidir qual habilidade deverá ser usada.
Força
Destruir, Segurar, Levantar
Força é a capacidade física de mover objetos e superar obstáculos. Uma criatura com alta força é poderosa e capaz de lidar com situações desafiadoras, e mede a extensão da força bruta dos seus músculos.
Você deve fazer um teste de Habilidade de Força quando quiser tentar
- Mover (de qualquer jeito) um objeto muito pesado ou fazê-lo parar de se mover;
- Se locomover em condições severas ou superfícies difíceis (Escorregadias, Íngremes, etc);
- Saltar longas distâncias;
- Quebrar objetos ou superar barreiras físicas (por exemplo, forçar-se através de uma porta, ou corrente/cordas que estão lhe prendendo).
Destreza
Prestidigitação, Furtividade, Acrobacia, Precisão
Destreza é a coordenação física e habilidade motora fina. Uma criatura com alta destreza é ágil e precisa em seus movimentos, e ela entende a movimentação de cada parte do seu corpo.
Você deve fazer um teste de Habilidade de Destreza quando quiser tentar:
- Realizar tarefas que requerem controle preciso das mãos, como roubar sem ser detectado, tocar um instrumento musical, abrir uma fechadura sem a chave ou desarmar uma armadilha que detecta movimento, toque, pressão, etc;
- Manter o equilíbrio em superfícies instáveis como enquanto anda por cima de uma corda, ou enquanto tentar não derramar o líquido dentro de um recipiente;
- Mover-se silenciosamente e sem ser detectado;
- Escapar de situações confinadas;
- Executar acrobacias com facilidade.
Sentidos
Percepção, Construção
Sentidos envolvem percepção, reflexos e consciência do ambiente ao redor. Uma criatura com sentidos aguçados é capaz de notar detalhes sutis. Esses detalhes que vê lhe dão a capacidade de replicar muito do que é capaz de entender, com facilidade.
Você deve fazer um teste de Habilidade de Sentidos quando quiser tentar:
- Observar e ouvir atentamente, percebendo detalhes que outras pessoas podem perder;
- Detectar a presença de algo oculto ou que ativamente procura se ocultar;
- Ver ou ouvir a longas distâncias ou em condições desafiadoras;
- Criar um objeto pequeno e/ou detalhado com precisão.
Refira-se à seção Percepção da página Sentidos e Percepção para mais detalhes.
Lógica
Investigação, Ciência, Conhecimento
Lógica é a capacidade de raciocinar, compreender padrões e resolver problemas de forma sistemática. Uma criatura com alta lógica é capaz de analisar informações complexas e chegar a conclusões lógicas. Ela possui uma mente afiada e é hábil em lidar com conceitos abstratos. Ela é capaz de identificar facilmente padrões.
Você deve fazer um teste de Habilidade de Lógica quando quiser tentar:
- Resolver problemas de maneira eficiente;
- Compreender conceitos científicos e técnicos;
- Aplicar conhecimentos específicos em situações práticas;
- Realizar investigações detalhadas.
Sabedoria
Memória, Intuição, Experiência
Sabedoria envolve experiência, intuição e capacidade de aprendizado. Uma criatura com alta sabedoria é adaptável e capaz de tomar decisões sábias, mesmo em situações desconhecidas. Ela possui uma boa compreensão das pessoas e do mundo ao seu redor, podendo prever resultados com precisão..
Você deve fazer um teste de Habilidade de Sabedoria quando quiser tentar:
- Recordar experiências passadas relevantes;
- Detectar mentiras e enganos;
- Fazer previsões precisas, como os números em um jogo ou o caminho em um labirinto;
- Seguir rastros; Caçar; Orientar-se e outros através de ambientes hostis;
- Antecipar mudanças climáticas e ambientais;
- Reconhecer sinais de atividade humana ou animal em uma área, e por quanto tempo.
Empatia
Persuasão, Diplomacia, Presença
Empatia é a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros. Uma criatura com alta empatia consegue ler as emoções e as motivações dos outros com facilidade. Ela pode ajustar seu comportamento para persuadir, acalmar ou influenciar os outros de forma eficaz. Sua presença é forte, transmitindo confiança e autoridade.
Você deve fazer um teste de Habilidade de Empatia quando quiser tentar:
- Persuadir, acalmar e convencer os outros com eficácia, por quaisquer métodos;
- Intimidar um adversário;
- Atuar como um personagem, adaptando-se às suas características;
- Interpretar a linguagem corporal para identificar sentimentos;
- Identificar a pessoa mais influente em um grupo;
- Imitar os comportamentos e maneirismos de outras pessoas.
Testes Especiais
Estes testes não podem ser feitos a desejo do jogador, apenas a desejo do mestre, mas também afetam outras áreas do jogo, então não os subestime.
Vigor
Conexão, Resiliência, Natureza, Medicina
Vigor é a resistência física e a capacidade de se recuperar rapidamente. Uma criatura com alto vigor pode suportar esforços prolongados e resistir a condições adversas.
Algumas habilidades de uma criatura com alto vigor incluem:
- Resistir a danos físicos e doenças;
- Sobreviver em ambientes hostis, como climas extremos;
- Prender a respiração por um período prolongado;
- Ficar sem comer ou beber por um período prolongado;
- Compreender a natureza e interagir com ela de forma eficaz;
- Ter intuição sobre a saúde e o bem-estar de criaturas.
Instinto
Conexão, Intuição, Reflexos
Instinto é a capacidade de agir rapidamente e com precisão, antes que sua mente possa processar, como se seu corpo possuísse uma consciência separada da sua. Uma criatura com alto instinto responde rapidamente a situações desafiadoras, mesmo sem pensar.
Algumas habilidades de uma Criatura com alto instinto incluem:
- Executar movimentos complexos sem esforço consciente;
- Tomar decisões rápidas e precisas.
Sorte
Conexão, Sorte
Sorte é a ocorrência de eventos favoráveis de forma aparentemente aleatória. Uma criatura com alta sorte parece ter uma série de coincidências positivas em sua vida, ela querendo ou não.
Algumas características de uma criatura com alta sorte incluem:
- Ter eventos inesperados a seu favor;
- Receber proteção ou benefícios em situações perigosas;
- Encontrar/ganhar mais coisas do que esperava;
- Encontrar oportunidades ou soluções de forma surpreendente.